Resenhas

#Resenha Mil Dias Em Veneza – Marlena de Blasi

Hello!

(Não consigo começar um post com outra palavra, sorry pessoas inovadoras.)

Planejei ler o livro Mil Dias em Veneza da Marlena de Blasi (Edição da Sextante) achando que teria a sensação de férias de verão na Califórnia. Eu estava fazendo isso errado, bem errado. Pra começar fiquei doente, então não saí do quarto todo esse recesso que fizemos. Nada de Califórnia ou sequer a esquina de casa.

mil-dias-kl

Pra continuar, a leitura não fluiu para mim. Sabe o que é você passar dois meses pra conseguir ler 100 páginas? Eu sei. Aconteceu.

Em toda minha vida só abandonei livro 2 vezes. Se começo quero terminar, já falei pra vocês dessa minha teimosia. Não abandonei esse livro por completo mas pulei várias partes e vou aqui fazer uma resenha enumerada para vocês entenderem por que fiz isso:

1. O livro é bem reflexivo. Amo frases lindas e o livro tem muitas dessas. Muitas. Tem demais. DEMAIS. Eu tava entrando em deprê e não quis me dar à esse luxo.

“Eu me apaixonei por você, não à primeira vista, porque só vi um pedaço do seu rosto. Para mim foi amor à meia vista. Foi o suficiente. E não ligo se você achar que sou louco.” (Eu acharia. Na verdade, fugiria correndo de mãos dadas com Usain Bolt.)

160815202407-usain-bolt-smiles-jeanne-moos-pkg-large-169

“…não me apaixono nem à primeira vista, nem à meia vista, nem com facilidade nem com o tempo. Meu coração está simplesmente enferrujado por causa das velhas engrenagens que o mantêm fechado.” (Não pareceu ser bem assim. Você se mudou pra Veneza pra casar num piscar de olhos, senhora.)

“…aprendi a querer o que ele queria. E, com o tempo, fui acumulando sobre meus olhos camadas e mais camadas de uma atadura quase transparente que cobria meus sonhos.”

 “Ele tem a voz de um menino contando segredos.” 

“Muitas vezes nós que não deixamos a vida ser simples.”

2. Não entendi como a personagem era. Sei que ela tinha meia idade, chefe de cozinha, dois filhos adultos e conheceu um veneziano. Mas, queria aprofundar mais. Sentir a personagem viva. (Eu sei… por ser uma biografia a protagonista está mais viva do que qualquer outra dutante a história, mas vocês entenderam LoL)

3. Maior parte do livro o cara veneziano é um quase estranho. E é assim que ela se refere à ele: O Estranho. Mais um personagem distante.

4. Não senti o clima entre eles. De repente eles se conhecem e quando você percebe ela já está se mudando para Veneza para casar com o estranho no capítulo 3. Não entendi o que fez um amar o outro e nem o que realmente sentiam. Acredito que por ter sido real não tem os grandes dramas comuns da ficção. Mas, eu gostaria de me sentir mais envolvida já que tive a sensação de estar acompanhando à distância.

5. É cheio de nomes em francês, frases em italiano e comparações até bizarras. Sabe o cheiro de ovelhas nas chuva?  Alguém aí com vontade de comer scaloni, enchalota tagliatelle ou alcachofras fritas? Não eu.

6. A história conta a mudança da nossa protagonista para Veneza para se casar com um veneziano estranho (Dr. STRANGE) e é isso. Não tem exatamente um clímax. É uma biografia em primeira pessoa onde ela vai contando alguns fatos e refletindo nas mudanças da vida.mil-dias-k

Minha primeira resenha numerada não tem a intenção de menosprezar o livro. Como falei, tem frases lindíssimas. Para quem quer algo leve vai fundo, sem medo de ser feliz.

Mas, para mim não foi algo que me prendeu (nem sequer consegui ler na íntegra pois tinha muita descrição, o que me deixou cansadinha). Era aquela sensação de preguiça sem fim o tempo inteiro.

Como somos pessoas diferentes pode ser que você curta a leitura em algum momento da vida. Não aconteceu comigo, mas se acontecer com vocês aproveitem e depois me contem!

E só mais uma coisa… a história começa em 1993. Espere ler sobre ligações para o telefone do restaurante em vez de celulares.

Por Lua


Já seguiu as nossas redes sociais? Juro que é mais rápido que casar com um veneziano.:
#Facebook  #Instagram  #Twitter #Skoob #Wattpad #LuvBook
Deixe um comentário

